Pesquisar:

 

 

 

 

 

 

Criação e Desenvolvimento:

Medeiros Informática

  • Pós-graduação em Engenharia de Transportes
  • Instituto Militar de Engenharia

 

Hidráulica

 

   Criado há mais de meio século e considerado um dos mais importantes do país, foi submetido a um processo de modernização de seus equipamentos em 2003.

 

  Durante o ano letivo são realizadas aulas práticas, em complemento ao ensino teórico das disciplinas de graduação de Hidráulica, Hidrologia, Saneamento Básico e Fenômenos de Transporte e de pós-graduação de Hidráulica Fluvial e de Obras Hidráulicas e Portuárias. Essa instalação contribui para a formação dos alunos de graduação em diversos cursos: Fortificação e Construção, Química, Mecânica, Elétrica e Cartografia; e de pós-graduação, nível mestrado, dos cursos de Transportes e Mecânica.

 

  Cabe destacar que outras instituições de ensino, como a PUC-RJ e a UFRJ, usam as instalações do laboratório para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa.

 Os principais equipamentos deste laboratório são: turbina Pelton, turbina Michell-Banki, turbina Francis com e sem caixa espiral, geradores elétricos de 5kW, batedor de ondas, bombas centrífugas, canal aberto de inclinação variável, vários viscosímetros como o Saybolt, o de Engler, o de Höppler, bocais, vertedouros, tubo de Pitot, molinete, pluviômetro, estação de tratamento de água compacta.

 

  Os ensaios realizados com maior frequência no laboratório são: medidas de pressão, determinação do número de Reynolds, experiência de Torricelli, determinação de viscosidade, determinação de perda de carga em tubos, estudo de vertedores, ensaio de tubo de Pitot, estudo de bocais e orifícios, estudo de corpos flutuantes, medição de vazão em canais, estudo de escoamento em canais, ressalto hidráulico, determinação de curvas características de bombas centrífugas, análise da estabilidade de corpos flutuantes, estudos de tratabilidade de águas e simulação de operação de centrais hidroelétricas.

 

  Em 2010 foi realizada reforma geral das instalações civis e recuperação de equipamentos com verba orçamentária. Além das atividades didáticas, o Laboratório de Hidráulica apóia vários projetos de pesquisa de interesse da sociedade, citando-se, por exemplo, estudos realizados para Furnas S.A., Cepel-Eletrobrás, e Betta Hidroturbinas.