Pesquisar:

 

 

 

 

 

 

Criação e Desenvolvimento:

Medeiros Informática

  • Pós-graduação em Engenharia de Transportes
  • Instituto Militar de Engenharia

 

Materias de Construção e Concreto

 Este laboratório possui equipamentos necessários ao controle tecnológico e à caracterização física e mecânica dos diversos materiais empregados na construção civil, tais como: madeira, cimento, agregados, aço, concreto, materiais compósitos, materiais betuminosos e materiais cerâmicos, bem como para o ensaio de elementos estruturais constituídos por estes materiais.

 

 Os alunos da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção do IME, da graduação e da pós-graduação, utilizam o laboratório em trabalhos complementares das diversas disciplinas, nas atividades de iniciação à pesquisa, nos projetos de fim de curso e nas dissertações de mestrado. Além destes, alunos de pós-graduação em Engenharia de Materiais e de Engenharia de Defesa do IME e de graduação e pós-graduação em engenharia civil de outras instituições de ensino, tais como UFRJ, UFF, UERJ, PUC-RJ, também desenvolvem trabalhos de pesquisa neste laboratório.

 

 Os principais equipamentos desse laboratório são: quatro máquinas universais de ensaio com capacidades de 1000 kN, 500 kN, 300 kN, sendo esta última específica para ensaios em corpos de prova de madeira; três prensas com capacidades de 1000 kN e 5000 kN, três atuadores hidráulicos para ensaios estáticos e dinâmicos em uma placa de reação de 16 m2, com capacidades de 1000 kN (dois atuadores) e 50 kN, um esclerômetro, um ultrassom, computadores para leitura dos dados de ensaio, sistemas de aquisição de dados de instrumentação e dois fornos tipo mufla. Os ensaios de carga no laboratório podem ser realizados com controle de carga ou de deslocamento e com a aquisição de sinais de deformação, deslocamento e aceleração. O laboratório também dispõe de uma pátio de concretagem.

 

 O laboratório recebe investimentos do Exército Brasileiro e de órgãos de fomento para a sua constante modernização em equipamentos e instalações. Ele também é apoiado por empresas privadas, tais como Holcim Brasil (fornece cimento para concreto), MC Bauchemie Brasil (fornece adições e aditivos para concreto), Basf Construction Chemical Brasil (fornece adições e aditivos para concreto), Rogertec (fornece adesivos, aditivos e fibras), Maccaferri (fornece fibras de aço), Cogumelo e StratusFRP (fornecem perfis e barras pultrudadas de material compósito de fibra de vidro e resina) e PREMAG (fornece armaduras e apoia a concretagem de grande volume de peças). Essas empresas doam materiais utilizados nos projetos de pesquisa desenvolvidos, principalmente, na linha de pesquisa Materiais e Estruturas para Infraestruturas de Transportes.