Pesquisar:

 

 

 

 

 

 

Criação e Desenvolvimento:

Medeiros Informática

  • Pós-graduação em Engenharia de Transportes
  • Instituto Militar de Engenharia

 

Solos

 

 O Laboratório de Solos dispõe de todos os equipamentos e instalações necessários à realização dos ensaios de caracterização completa, compactação, CBR, adensamento, permeabilidade, cisalhamento direto, compressão triaxial estático e compressão triaxial com carga repetida, compressão diametral, entre outros. O equipamento triaxial foi remodelado em 2017, e com uma célula triaxial de alta resistência é possível realizar ensaios sob altas tensões. O equipamento triaxial dinâmico tem permitido a realização de um grande número de estudos e pesquisas relativos ao comportamento resiliente de solos tropicais brasileiros utilizados em pavimentação rodoviária, principalmente na região amazônica. Este equipamento insere o IME no restrito rol de universidades que o possuem.

 

 As aulas de laboratório das disciplinas Mecânica dos Solos I e II do curso de graduação são ministradas neste laboratório, onde os alunos realizam os ensaios durante os períodos letivos. O Laboratório de Solos tem proporcionado o desenvolvimento de pesquisas para várias teses de mestrado do curso de pós-graduação em Engenharia Transportes e de mestrado e doutorado do curso de pós-graduação em Engenharia de Defesa. Na área de concentração de Infraestrutura tem desenvolvido estudos sobre o comportamento resiliente de solos tropicais em pavimentação rodoviária, agregados artificiais de argila calcinada, comportamento de misturas asfálticas, entre outros.

 

 O laboratório apóia outras IES, Organizações Militares e Civis, no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa de solos, instruções e visitas técnicas.

 

 No prédio anexo ao laboratório há uma sala de Ensaios à Temperatura Controlada, onde são realizados os ensaios de adensamento e eventuais ensaios que necessitem de controle de temperatura.

 

 O laboratório dispõe de equipamentos para ensaios de campo: penetrômetro analógico e digital, GPR (Ground Penetration Radar) com duas antenas distintas, sonda inclinométrica com data logger, e acessórios para controle de compactação e topográfico. Dispõe também de uma leitora de fibra ótica, que permitiu a instalação de monitoramento com fibras óticas em instrumentação de campo associada a dissertação de mestrado.