ALUNO
RAPHAEL EUSTAQUIO MACEDO NUNES
FELIPE PEREIRA VERGARA
ALBEDS MESQUITA POVUAÇÃO
* Possui vínculo empregatício ou outros rendimentos
INÍCIO
01/03/2024
01/03/2025
01/03/2025
TÉRMINO
28/02/2026
28/02/2026
31/08/2025
(Publicação: BI 238, de 20/12/2024 do IME, pg 3102)
A alocação/renovação das bolsas é realizada semestralmente. Os critérios para classificação dos alunos do PPGT são: Nota da Prova de Nivelamento e Coeficiente de Rendimento, nesta ordem.
Os bolsistas devem ter atenção especial ao prazo de vigência de suas bolsas e entrar em contato com a Coordenação 1 mês antes do seu encerramento para fins de renovação.
ALUNO
LUCAS MARINHO BUZATTO *
* Possui vínculo empregatício ou outros rendimentos
INÍCIO
01/08/2024
TÉRMINO
31/07/2026
Disposições Gerais
A aprovação no processo de seleção do PPGT não implica a garantia de bolsa de estudo para todos os alunos. A distribuição das bolsas depende das quotas concedidas anualmente pelas agências financiadoras. Os alunos devem obedecer aos critérios estabelecidos por estas agências de fomento e pelo PPGT.
As bolsas serão distribuídas pela ordem crescente de classificação dos candidatos, de acordo com a pontuação da prova escrita de nivelamento, seguida pela classificação por coeficiente de rendimento (CR). Obedecendo ao critério de classificação, as bolsas serão distribuídas prioritariamente para aqueles candidatos que não possuem vínculo empregatício. Essa distribuição poderá ser aprovada ou alterada em reunião do Colegiado do PPGT.
A renovação da bolsa CAPES também dependerá de análise do desempenho acadêmico do pós-graduando pela Comissão de Bolsas.
Atividades de Estágio Docência
Poderá ser orientador do Estagio Docência, e demais atividades de assistência ao ensino, professor Orientador da Dissertação, ou qualquer outro professor da Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, com a anuência do orientador do PPGT. Esta opção poderá ocorrer caso o aluno perceba a necessidade de realizar Estagio Docência e Atividades de Assistência e Tutoria em disciplinas da graduação que complemente a sua formação para a pesquisa e elaboração da dissertação.
Recomenda-se que o Estágio Docência ocorra em períodos nos quais o aluno não esteja cursando muitas disciplinas nem finalizando a dissertação ou tese.
O Bolsista, durante a atividade de Estagio Docência, deverá acompanhar o professor em aula, auxiliando o professor e os alunos nas discussões, facilitação e dinâmica das aulas.
Todos os alunos, especialmente os bolsistas, deverão cumprir os prazos regimentais de qualificação e defesa.
Requisitos para Concessão de Bolsa
Ser classificado no processo seletivo especialmente instaurado pela Instituição de Ensino Superior em que se realiza o curso;
Dedicação integral às atividades do programa de pós-graduação, com carga horária mínima de 20 horas semanais;
Comprovar desempenho acadêmico satisfatório, com coeficiente de rendimento maior ou igual à 3;
Realizar estágio de docência de acordo com o estabelecido pelo PPGT;
Demais obrigações, conforme portarias dos órgãos de fomento e legislação vigentes.
A inobservância pela IES dos requisitos acarretará a imediata interrupção dos repasses e a restituição à CAPES dos recursos aplicados irregularmente, bem como a retirada da bolsa utilizada indevidamente.
Restituição dos valores recebidos
O bolsista deverá realizar a restituição de todos os valores de mensalidades e demais benefícios:
Se apurada omissão de percepção de remuneração, quando exigida;
Se apresentada declaração falsa da inexistência de apoio de qualquer natureza, por outra Agência;
Se praticada qualquer fraude pelo bolsista, sem a qual a concessão não teria ocorrido;
Se não concluir o curso, salvo se motivada por caso fortuito, força maior, circunstância alheia à sua vontade ou doença grave devidamente comprovada. A avaliação dessas situações fica condicionada à aprovação pela Coordenação de Monitoramento e Apuração de Irregularidades - CMAI da Diretoria de Programas e Bolsas no País - DPB da CAPES, em despacho fundamentado.