Descrição: Pesquisa de processos, técnicas e metodologias para planejar e avaliar a cadeia produtiva de diversos sistemas com vistas a subsidiar a estruturação de um modelo logístico de vinculação dos vários componentes envolvidos. Incluem-se também a pesquisa e aplicação de técnicas de tomada de decisão para escolha dos modos mais efetivos e eficazes de acondicionamento, armazenagem e transporte de produtos.
Linha de Pesquisa: LOGÍSTICA
Docentes na Equipe do Projeto de Pesquisa: Orivalde Soares da Silva Júnior, Altair dos Santos Ferreira Filho, José Carlos Cesar Amorim, Luiz Antônio Silveira Lopes, Paulo Afonso Lopes da Silva e Renata Albergaria de Mello Bandeira.
Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver um procedimento para auxiliar na logística de atendimento a população atingida por desastre natural. Este procedimento terá como foco principal fazer uma estimativa da demanda de atendimento e a forma de distribuição dos itens necessários. Este projeto de pesquisa tem como objetivo contribuir para o preenchimento das lacunas existentes na literatura acadêmica e prática relativa à gestão de operações humanitárias por meio do desenvolvimento de pesquisas aplicadas em mapeamento de processos; avaliação de desempenho em operações humanitárias; desenvolvimento de um conjunto de ferramentas e metodologias que permitam avaliar e gerar alternativas para a gestão de operações em desastres em cadeias humanitárias por meio de mapeamento de processos; avaliação de desempenho; simulação de cenários; e desenvolvimento de modelos de otimização para gestão de estoques, localização de instalações e distribuição de itens de ajuda humanitária.
Linha de Pesquisa: LOGÍSTICA
Docentes na Equipe: Renata Albergaria de Mello Bandeira, Daniel Rodrigues dos Santos, Igor da Silva Rocha Paz, Orivalde Soares da Silva Júnior e Paulo Afonso Lopes da Silva.
Descrição: Geoinformação Inteligente é a inserção otimizada da geoinformação no universo de conhecimentos exigidos para a solução de demandas complexas do Exército e da sociedade. Envolve a integração com outras áreas de conhecimento, tais como Defesa, Meio Ambiente, Metereologia, Computação, Monitoramento do Clima Espacial, Observação da Terra, Preservação do Patrimônio Histórico, Robótica, Cidades Inteligentes, Geodesign e Realidade Virtual, entre outras. Essa cooptação exige conhecimentos não somente de geoinformação, mas a incorporação de outros saberes, como os de integração de sensores, Inteligência Artificial, Big Data, drone, SLAM (localização e mapeamento simultâneo), Geoweb. Nesse sentido, busca-se fornecer a geoinformação em intervalos de curto, médio e longo prazo, formas de acesso on-line ou off-line, com diferentes níveis de qualidade de posição e de informação do terreno, dentre outras variáveis definidas pelo usuário de geoinformação. A Geoinformação Inteligente torna-se viável a partir do momento em que se tem disponível diversas geotecnologias. Em se tratando da obtenção e análise de informações geospaciais, pode-se empregar tecnologias de imageamento e posicionamento, tais como sensores imageadores multi e hiperespectrais, sensores ativos (RADAR SAR e LiDAR), espectroradiômetros e GNSS. Quando se busca visualizar as informações de forma harmônica e que possa ser percebida pelo usuário, emprega-se tecnologias de cartografia rápida, colaborativa e digital, modelagem digital de superfície e visualizações 2-D e 3-D.
Linha de Pesquisa: LOGÍSTICA
Docentes na Equipe: Daniel Rodrigues dos Santos, Giuseppe Miceli Junior, Igor da Silva Rocha Paz e Orivalde Soares da Silva Júnior.
Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de procedimentos para tomada de decisão no gerenciamento e na segurança do tráfego e para análise da mobilidade com base na relação transporte e uso do solo, incluindo a questão do transporte não motorizado visando o desenvolvimento urbano sustentável. São propostos: índices para análise da segurança de tráfego em função das características das vias urbanas, sistemas para gerenciamento do tráfego urbano em tempo real e procedimentos para integração dos usuários de automóveis e bicicletas com o transporte público.
Linha de Pesquisa: PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES
Docentes na Equipe: Orivalde Soares da Silva Júnior, Filipe Almeida Corrêa do Nascimento, Paulo Afonso Lopes da Silva e Renata Albergaria de Mello Bandeira.
Descrição: Estuda a totalidade de características de uma entidade (processo, produto ou uma organização), que lhe confere: a capacidade de atender as necessidades explícitas e implícitas dos clientes e demais partes interessadas, a eficiência na utilização de diferentes recursos utilizados para a produção de serviços na área de transportes e a segurança desejada.
Linha de Pesquisa: PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES
Docentes na Equipe: Paulo Afonso Lopes da Silva, Altair dos Santos Ferreira Filho, Luiz Antônio Silveira Lopes, Marcos dos Santos e Renata Albergaria de Mello Bandeira.
Descrição: Visa o desenvolvimento de estudos sobre a sustentabilidade ambiental de sistemas de transportes incluindo a proposta de indicadores de sustentabilidade, a proposta e a discussão de metas a serem respeitadas por estes indicadores, aplicação de técnicas de avaliação dos mesmos, descrição do passivo ambiental associado e emprego de Sistemas de Informações Geográficas para apoio a Tomada de Decisão. São considerados os vários modais e o transporte de carga e passageiros.
Linha de Pesquisa: PLANEJAMENTO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES
Docentes na Equipe: Igor da Silva Rocha Paz, Filipe Almeida Corrêa do Nascimento, José Carlos Cesar Amorim, Marcelo de Miranda Reis e Orivalde Soares da Silva Júnior.
Descrição: Realizar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para novos portos e hidrovias e de avaliação de desempenho para portos e hidrovias existentes. Analisar as bases conceituais, sob o enfoque de infraestrutura, logístico e ambiental, para os estudos, projetos e gestão de obras portuárias e de navegação. A utilização de sistemas multimodais de transporte, com ênfase no transporte hidroviário, aliada ao posicionamento da carga em portos exportadores, trará uma redução do custo total do transporte, aumentando a competitividade do produto brasileiro.
Linha de Pesquisa: INFRAESTRUTURA DOS SISTEMAS DE TRANSPORTES
Docentes na Equipe: José Carlos Cesar Amorim, Igor da Silva Rocha Paz, Marcelo de Miranda Reis e Maria Esther Soares Marques.
Descrição: Este projeto objetiva estudar e oferecer melhorias técnicas a todo o ambiente de infraestrutura ferroviária, definindo tecnicamente os materiais e equipamentos compatíveis com os novos esforços solicitantes, além de formas eficientes de operar os equipamentos existentes, visando ampliar a capacidade de carga e otimizar o sistema. O projeto aborda questões relevantes do setor ferroviário, como a ampliação de pátios de cruzamento e de terminais, o aumento da capacidade por eixo, o reforço das obras-de-arte e da superestrutura ferroviária, o estudo de ligas especiais para aparelhos de choque e tração, trilhos, rodas e mancais, a variação das características das vias (geometria, solo, clima) e da forma de operar, a otimização do desgaste das rodas e dos trilhos, bem como sua manutenção eficiente, entre outros.
Linha de Pesquisa: INFRAESTRUTURA DOS SISTEMAS DE TRANSPORTES
Docentes na Equipe: Filipe Almeida Corrêa do Nascimento, Antônio Carlos Rodrigues Guimarães, Fábio Grisólia de Ávila, Giuseppe Miceli Junior e Luiz Antônio Silveira Lopes.
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de ferramentas para a tomada de decisão sobre os investimentos em projeto, gerência de pavimentos, manutenção e reabilitação de pavimentos ferroviários. A pesquisa trata também de obras de terra e drenagem nestes modos de transportes, assuntos fundamentais à qualidade e tempo de vida útil dessas obras de engenharia de transportes. Um outro aspecto da pesquisa é o desenvolvimento de ferramentas computacionais e desenvolvimento de projeto geométrico para tomada de decisão sobre os investimentos em manutenção e reabilitação de pavimentos e que também funcione como um banco de dados para armazenar as informações coletadas (avaliação das características físicas de pavimentos).
Linha de Pesquisa: INFRAESTRUTURA DOS SISTEMAS DE TRANSPORTES
Docentes na Equipe: Marcelo de Miranda Reis, Antônio Carlos Rodrigues Guimarães, Filipe Almeida Corrêa do Nascimento, Igor da Silva Rocha Paz, José Carlos Cesar Amorim, Luiz Antônio Silveira Lopes e Maria Esther Soares Marques.
Descrição: Este projeto objetiva estudar o comportamento de pavimentos com camada de rolamento composta por misturas contendo agregados alternativos (areia de fundição, argila calcinada), resíduos industriais diversos (mineração do ferro, escórias de aciaria, resíduos de rochas ornamentais, cinzas volantes, lignina), agregados tradicionais, ligantes modificados por polímeros, asfalto borracha, argila calcinada etc. Faz-se a análise do comportamento estrutural de pavimentos rígidos e flexíveis rodoviários, pavimentos de aeroportos por meio de modelagem numérica e de fundamentos da Mecânica dos Pavimentos. O objetivo deste projeto de pesquisa é o estudo do comportamento e das propriedades de misturas asfálticas submetidas a ensaios de carregamento repetido. São estudados concretos asfálticos submetidos a diferentes condições de temperatura e energia de compactação, analisando-se o seu comportamento, adesividade e integração com o projeto estrutural, a fim de adequar a mistura asfáltica às condições climáticas, estruturais e de tráfego a que estará sujeita no campo.
Linha de Pesquisa: MATERIAIS E ESTRUTURAS PARA TRANSPORTES
Docentes na Equipe: Antônio Carlos Rodrigues Guimarães, Giuseppe Miceli Junior, Maria Esther Soares Marques e Michel da Cunha Tassi.
Descrição: Este projeto de pesquisa abrange os estudos das propriedades de solos residuais, sedimentares e tropicais e rochas em geral visando sua utilização em modelos geotécnicos que serão utilizados nos dimensionamentos de obras de terra e pavimentos em infraestrutura de transportes. Além disso, são realizados estudos para melhoria do comportamento de solos.
Linha de Pesquisa: MATERIAIS E ESTRUTURAS PARA TRANSPORTES
Docentes na Equipe: Antônio Carlos Rodrigues Guimarães e Maria Esther Soares Marques.
Descrição: Este projeto enfoca o projeto, monitoramento e reforço de estruturas para infraestrutura de transportes com materiais convencionais ou poliméricos, reforçados ou não com fibras, e a análise dos seus comportamentos. Resume o estado da arte sobre o projeto de estruturas inovadoras e sobre o monitoramento e reparo de estruturas. Apresenta os principais tipos de estruturas com materiais convencionais e propõe novas estruturas somente de materiais poliméricos, ou mesclando materiais convencionais e não convencionais. Apresenta as técnicas e estudos existentes sobre monitoramento de estruturas e propõe novas metodologias para verificação de danos em estruturas. O resultado desta pesquisa visa a contribuir na aferição e proposição de formulações para projeto de construção, monitoramento e reparo de estruturas.
Linha de Pesquisa: MATERIAIS E ESTRUTURAS PARA TRANSPORTES
Docentes na Equipe: Fábio Grisólia de Ávila, Antônio Carlos Rodrigues Guimarães, Daniel Rodrigues dos Santos e José Eudes Marinho da Silva.