LAMP
Descrição
O Laboratório de Meteorologia Aplicada e Redução de Riscos e Prevenção de Desastres Naturais (LAMP) foi criado em 2020 voltado para ensino e pesquisa na área de Meteorologia Aplicada a Redução de Riscos e Prevenção de Desastres Naturais.
O LAMP desenvolve conhecimento científico em temas como: hidrometeorologia; previsão de chuva a curto prazo; redução de riscos e desastres; análise e comparação de dados pluviométricos oriundos de redes de pluviômetros e de radares meteorológicos; análise da variabilidade espaço-temporal de dados meteorológicos; gestão integrada de recursos hídricos e serviços ecossistêmicos; meteorologia aeronáutica; entre outros.
Os discentes do PPGT têm à sua disposição computadores de alto desempenho, que possibilitam o desenvolvimento de pesquisa em modelagem numérica a nível internacional.
Em suas pesquisas, o LAMP utiliza (principalmente) dados oriundos de sensores e radares meteorológicos, redes de pluviômetros e/ou pluviógrafos, redes de drenagem locais, ensaios de campo, e algumas outras fontes. Nesse contexto, parcerias nacionais e internacionais possibilitam a troca de dados e conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento científico. Dentre elas, pode-se citar as parcerias com: École Nationale des Ponts et Chaussées (França), Pukyong National University (Coreia do Sul), INEA (Rio de Janeiro), Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), e Censipam (Amazônia). Além dessas, o LAMP mantém contatos com CPTEC/INPE, Defesas Civis de diversos estados e municípios, e CPRM.
Para o ano de 2021, já estão em processo de compra (com verba orçamentária) dois pluviógrafos de báscula e dois pluviômetros Ville de Paris, que serão instalados sobre o IME, possibilitando utilização direta dos alunos do PPGT e da Graduação. E, ainda, planeja-se a aquisição (através de verba orçamentária) de um radar meteorológico banda-X para desenvolvimento de conhecimento científico e aplicação à sociedade.
A importância de uma melhor abordagem e de maior domínio de dados meteorológicos, em particular oriundos de radares meteorológicos, para o EB, Ministério da Defesa e demais Forças é evidenciada pela criação da COMETMIL (Comissão Militar de Meteorologia), que tem por finalidade a coordenação das atividades de meteorologia de interesse militar em território nacional. A COMETMIL atualmente é composta por membros do Ministério da Defesa (Chefia de Logística e Mobilização, Subchefia de Inteligência Operacional, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), dos Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica. Portanto, a própria constituição da COMETMIL já sinaliza o interesse do EB na área meteorológica. E, como sinal de reconhecimento da importância do tema abordado e da notoriedade do IME, do PPGT, e de seu laboratório, o LAMP (através de seu Chefe, Professor Cap Igor PAZ) foi convidado a colaborar científica e tecnicamente com a COMETMIL, o que já tem sido realizado desde a criação do laboratório.