Laboratório de Ensino e Pesquisa em Engenharia Ferroviária (LABFER)
Descrição
Os alunos do PPGT utilizam os recursos do LABFER (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Engenharia Ferroviária) para a aquisição de conhecimentos na área ferroviária, relacionados à via permanente, notadamente o principal software de simulação, o Arena, empregado para aumentar a eficiência da operação dos pontos críticos do sistema, como estações e pátios.
O EB tem uma grande tradição na implantação de obras ferroviárias por meio dos Batalhões Ferroviários, um dos possíveis destinos dos Oficiais egressos.
Para o levantamento da situação de vias permanentes, principalmente visando a análise e a prevenção de descarrilamentos, o LABFER possui Régua de Bitola, GPS de Precisão, Nível Digital, Voidmeter, Versine e Miniprof, cujos dados de levantamentos são analisados pelo software Vampire (Dynamic Vehicle Design and Evaluation).
O LABFER define tecnicamente os materiais e equipamentos compatíveis com novos esforços solicitantes, além de pesquisar e ensinar modos eficientes de operá-los para ampliar a capacidade de carga, otimizando o sistema, o que requer ampliação de pátios de cruzamento e de terminais, aumento da capacidade por eixo, reforço das obras-de-arte e da superestrutura ferroviária, estudo de ligas especiais para aparelhos de choque e tração, além de trilhos, rodas e mancais.
Os discentes do PPGT, como atividade suplementar, podem frequentar o Curso de Especialização em Transporte Ferroviário de Carga e o Curso de Análise e Prevenção de Descarrilamento, promovidos pelo LABFER.